• Brighid

His True Face, o grande Teste!

Atualizado: 15 de jan.

Para ver uma versão desta postagem resumida, apenas com as dicas/recomendações que foram obtidas com este teste, clique aqui. Recomendamos aos que queiram fazer a quest envolvida com este achievement a utilizar o spoiler atualizado da Blood Brothers Quest em nosso parceiro TibiaWiki.


O achievement His True Face é um sonho de grande parte dos achievement hunters. Muitos estão há anos testando suas teorias em busca desta conquista e nesse tempo já realizaram os mais variados testes, porém ainda assim, mesmo com uma exaustiva busca a obtenção deste achievement ainda segue sendo um mistério para uma grande parte da comunidade.



Dos diferentes relatos que existem de pessoas que obtiveram este achievement, se pode concluir que há 2 possíveis formas de conseguí-lo. A primeira é durante a missão 3 da Blood Brothers Quest (que por sinal se chama His True Face) e a segunda ocorre aos que já completaram esta Quest e visitam regularmente a taberna de Armenius, porém de um modo que se mantém misterioso até hoje.


Um achievement tão misterioso e com tanta história merece uma postagem especial e um teste a sua altura. Desta forma, mostraremos aqui um relato de um teste de grande proporção realizado em volta do His True Face, assim como seu resultado, conclusões e recomendações.


O teste foi motivado por relatos de Annie Arelluf e Mithas (Ambos do Servidor de Astera). Eles estavam realizando a missão 3 da Blood Brothers Quest e no momento que repetiram a magia Alori Mort ao npc Armenius foram jogados ao esgoto. Até então a chance de obterem o achievement parecia totalmente frustrada, porém ambos acabaram por decidir voltar ao encontro do mestre vampiro e ao pisarem no primeiro piso de sua taberna receberam uma surpresa: Foram teleportados ao porão do local e receberam o achievement His True Face!


Baseados nestes relatos, foi planejada uma forma de comprovar e montar estatísticas sobre a forma de obtenção do achievement. Os idealizadores e executores deste teste, que ocorreu em Astera desde os dias 14 à 17/12/2021, foram Aurea Atti (Servidor de Gentebra), Suuper-Till e Brighid Grand Explorateur (Ambos do Servidor de Yonabra). O mesmo foi patrocinado e apoiado por Axy (Servidor de Astera), o qual também foi o personagem “cobaia” que testaria se poderia receber o achievement, mesmo depois de ter concluído a quest.



O TESTE

Foram preparados 140 personagens (7 contas completas, galeria abaixo com todos os nomes dos personagens) de nível 8, todos com acesso a Yalahar e com a missão 3 da Blood Brothers aberta, cada personagem falou Alori Mort ao Armenius duas vezes. O esperado seria que tal ação "ativasse" algum mecanismo nos pisos da entrada da Taberna possibilitando um char que já realizou a quest (Personagem Axy no caso) obter o achievement. Cada vez que o personagem de nível 8 recebia uma das 2 possíveis respostas do Armenius, sendo jogado ao esgoto ou permanecendo na taberna, o personagem Axy passava sobre os pisos da entrada da taberna e verificava se o tal sqm havia sido "ativado".


Galeria de fotos de cada um dos 140 personagens usados no teste, clique para expandir a lista.



RESULTADO

Infelizmente o char que já havia realizado a Blood Brothers Quest e que acompanhava cada personagem nível 8 na entrada da taberna não obteve o achievement, inclusive testemunhou em pelo menos 3 oportunidades os personagens low level serem "puxados" ao encontro de Armenius, vídeo abaixo.



De todos os personagens do teste, 126 deles foram jogados ao esgoto e 14 permaneceram na taberna. Considerando todos os personagens em uma só estatística a chance de obtenção do achievement foi de 12 a cada 140, uma porcentagem de sucesso de 8,57% (Ou um sucesso a cada 11-12 tentativas).



Os 126 personagens que foram jogados ao esgoto representaram 90% do total, ao momento que enviaram o segundo Alori Mort  receberam a mensagem abaixo:

Oh, the nerve. Go to the rats which raised you.

Destes 126 personagens, 11 receberam o achievement His True Face assim que retornaram à taberna (Taxa de sucesso específica de 8,73%, ou 1 sucesso a cada 11 tentativas), note que nenhum deles iniciou a missão 4, acreditamos que ao iniciar essa missão o personagem perde o direito de ganhar o achievement de modo convencional. De forma a testar se cada um destes personagens poderia receber o achievement foi necessário levar (um a um) os personagens do esgoto até a taberna de Armenius novamente.


Os 14 que permaneceram na taberna representaram 10% do total, ao momento que enviaram o segundo Alori Mort receberam uma mensagem igual a mostrada abaixo:

Oh, the nerve. Sod off.

Destes 14 personagens, apenas 1 ganhou o achievement His True Face. (Taxa de sucesso específica de 7,14%). 


CONCLUSÕES
  • Pensava-se que os personagens que recebiam a frase "Oh, the nerve. Sod off" sempre receberiam o achievement (pois temos o video do TibiaBR que mostrava isso: link do video), porem isto se provou falso. Inclusive pelas estatísticas a chance de obtenção do achievement com as 2 possíveis frases são semelhantes, a diferença é que os que são jogados ao esgoto terão o trabalho adicional de voltar à taberna.

  • Aos que pensavam que estavam sem chance de obter o achievement após caírem no esgoto, voltar à taberna do Armenius é uma excelente idéia já que uma a cada 11 tentativas (em personagens diferentes) o achievement será obtido.

  • Horário do jogo não influencia, personagens receberam o achievement durante a noite e também durante o dia Tibiano.

  • Não há influências de objetos, sangue ou móveis na sala do Armenius que aumente ou diminua a chance de obter o achievement.

  • Não existe influência de estados (poison, burning, bleeding) na obtenção do achievement, pelo menos não desta forma.

  • Não há influências em itens no corpo ou backpack dos personagens, afinal, eram apenas níveis 8 sem nada importante ou valioso.

  • A extrema raridade do achievement se justifica que instintivamente (e também por indicação do Quest Log) pouquíssimas pessoas voltavam à taberna de Armenius e seguiam entregando a missão ao npc Julius, fazer isso parece desativar a chance (caso tivesse) do player em obter o achievement da primeira forma.

  • Os casos de pessoas que receberam o achievement durante a quest são apenas do pequeno público que recebia a mensagem "Oh, the nerve. Sod off" e permaneciam dentro da taberna. Estas pessoas obviamente teriam que sair da taberna, e ao passarem pelos sqms da saída ativariam o script que verificaria se foram ou não contemplados com o achievement. Aos que caíram no esgoto, a enorme maioria "queimava" sua chance ao seguir a próxima missão com o npc Julius. Se fosse considerar este cenário provável, apenas 1 em cada 140 ganharia o achievement, tornando-o 12 vezes mais raro que na realidade seria com as informações conseguidas neste teste e relatos anteriores.

  • Os sqms que ativam a "armadilha" que puxa o personagem ao porão com Armenius são os 2 próximos à entrada da taberna, conforme a foto abaixo.


  • O tempo em voltar do esgoto à taberna do Armenius não importa, o "voucher" para seu porão (Caso esteja dentro dos 8,73% sortudos) parece não ter validade (ou pelo menos não venceria no Server Save), esta chance é individual, caso outro player passe sobre os sqms não "roubaria" ou afetaria sua chance. Este ponto parece ser bem similar ao Horestis, aqueles que quebram seu vaso podem enfrentá-lo quando bem quiserem, sem validade.

  • Armenius pode aparecer mais de uma vez por dia. No primeiro dia de testes ele apareceu 3 vezes e no segundo dia, 9 vezes. Observe esta foto das estatísticas, foram 11 personagens mortos no total pelo Armenius, porém 1 dos personagens não morreu já que conseguiu sair pelo teleport antes que isto ocorresse, ao final da postagem haverá a uma galeria com as 12 fotos dos achievements.


  • O fato de alguém estar na taberna no momento que passar sobre os 2 possíveis sqms ativadores não parece influenciar, já que durante o teste vários personagens ganharam o achievement mesmo com outro ao lado dentro da taberna.



RECOMENDAÇÕES


As recomendações são para personagens novos ou os que ainda irão fazer a missão 3 da Blood Brothers Quest. Caso o personagem seja jogado no esgoto NÃO entregue a missão ao Julius, volte à taberna de Armenius e passe sobre os 2 sqms da entrada, caso não seja puxado ao porão, ai sim neste momento vá ao Julius e continue sua quest.


Infelizmente, ainda não há uma forma clara de obtenção do achievement para os que já completaram a quest, porém com os dados das conclusões dá uma boa idéia de como seja:

  • O Sqm NÃO ativa de tempo em tempo (como por exemplo do Man in The Cave), ele sempre está "ativo", o problema é o requisito que o jogador deve cumprir, agora a questão: qual é este requisito? Para tentar entender necessitamos observar jogadores que obtiveram o achievement da segunda forma (Após completar a quest):

  • Lord Strikee, nesta postagem. O jogador informa que o achievement foi obtido em um check após voltar de um boss em Vengoth (Pale Worm). Ele informa que entrou na taberna, se aproximou do balcão (sem falar qualquer coisa) e clicou em algum local do mapa para sair do local, foi neste momento, ao sair, que ele foi teleportado ao porão da taberna.

  • Tigrokey, nesta postagem. O jogador informa que o achievement foi obtido em um dos seus checks diários de costume. Ele informa que entrou na taberna, não menciona se falou algo ao npc Armenius, e ao sair do local foi teleportado ao porão da taberna.

  • Szczeisny, gravado ao vivo (Canal da twitch BoraBeneva), vídeo aqui. O jogador havia informado que faz 2 checks diários (2 idas para caçar no local da Soul War), neste caso pode-se ver que o jogador foi teleportado no primeiro momento ao pisar nos pisos ativadores da entrada da taberna.

  • Considerando os 3 antecedentes descritos acima é possível ver algo em comum: todos apenas pisaram nos tais sqms da entrada (2 deles saindo e 1 entrando). O fato de pisar nos locais (2 sqms ativadores da entrada) pode ativar alguma espécie de script que roda uma probabilidade do jogador ser recompensado com a conquista, qual seria a porcentagem? Seria este o tal requisito? Provavelmente a única forma de testar isso adequadamente é andar continuamente nestes pisos por horas (e talvez dias). Havia uma teoria sobre o floor reset, mas o jogador Szczeisny ganhou o achievement em horário muito antes de que ocorresse um reset destes, portanto tal teoria está descartada.

Taberna de Armenius logo após um floor reset. (Teoria até então descartada atualmente).


  • O mecanismo possivelmente não será tão diferente de como ocorreu nestes testes, provavelmente horário do jogo, condição no personagem (poison, burning, bleeding, etc.), móveis da sala ou itens do set não afetam ou afetarão o resultado.

  • Diferentemente do que se esperaria em teorias que poderiam sugerir semelhança de Armenius com Man in the Cave, o mestre vampiro sempre sofre um novo spawn (teleport ao seu redor) a cada vez que um player é jogado ao porão e recebe o achievement (isso pode ser confirmado em cada uma das fotos com achievement da galeria ao final).

  • Se alguém já matou/enfrentou o Armenius no dia que você está testando não desista, isso não significaria um problema já que ele pode aparecer mais de 1 vez por dia e isso foi provado neste teste, observe a foto abaixo na qual já havia 2 corpos de outros personagens que obtiveram o achievement minutos antes.


Abaixo, uma galeria das fotos de cada um dos 12 achievements His True Face obtidos, ao fim nos despedimos e esperamos que esta postagem seja útil para que finalmente este achievement seja totalmente desvendado!


(Código para Discord: x9zfkk2HX4U)



2.113 visualizações0 comentário