top of page
  • Foto do escritorBrighid

Measuring Tibia Quest


Observação: Esta postagem está voltada a quem já conhece e está familiarizado com o sistema de descobrimento de mapas da Cyclopedia, para conhecer o sistema e saber como utilizá-lo, recomendamos a visita a esta postagem: Descomplica: Measuring Tibia no fansite TibiaLife.

A Measuring Tibia Quest é umas das mais interessantes do jogo (do nosso ponto de vista), na qual o jogador deve explorar cada uma das 19 atuais áreas do jogo, sendo elas:


Kilmaresh.
Quirefang (Gray island).
Zao.
Yalahar.
Krailos.
Oramond.
Hrodmir (Continente que está Svargrond).
Carlin.
Ab'dendriel.
Kazordoon.
Venore.
Thais.
Vandura (Continente que está Liberty Bay).
Tiquanda.
Northern Darama.
Southern Darama.
Roshamuul.
Feyrist.
Edron.

Cada área está constituída por diferentes subáreas, que vão desde 2 (Feyrist) até 13 (Venore). O processo de liberar uma área começa por cada subárea, ao confirmar alguma subárea por meio do Cyclopedia Map 7 ou mais pontos de interesse serão espalhados por este segmento de mapa.


O ponto de interesse aparece da seguinte forma (imagem abaixo), lembrando que apenas o personagem que estiver liberando pode ver.

Mas a questão que fica, os pontos espalhados pelo mapa são aleatórios ou não? Muitos podem pensar ser aleatórios já que mudam geralmente de player a player, mas a resposta é simples: não são aleatórios totalmente.


Existe certa aleatoriedade, mas dentro de determinados limites, vou explicar com um exemplo. A área de Krailos Steppe é enorme e cheia de criaturas, andar todos os possíveis cantos deste local poderia demorar dezenas de minutos em um personagem de nivel intermediário-baixo, mas pode ser concluído em menos de 10 minutos sabendo onde ir, o mapa possui diversos possíveis pontos de interesse, eu pude catalogar 45 pontos possíveis nessa área e certamente podem existir mais. O sistema apenas escolhe aleatoriamente de 7-11 ou mais pontos do banco de dados possível, mas tendo todos os pontos marcados é possível concluir rapidamente áreas que são enormes. Observe como ficou a área de Krailos Steppe com estas marcações:

Agora, qual é a utilidade disso? Bom, o conhecimento de um banco de dados de pontos de interesse permite acelerar e muito o processo de descobrimento de sub-áreas e consequentemente facilitar a vida de quem apenas busca poder ter uma forma de receber avisos de raids antecipadamente (Que é um dos benefícios em completar uma área completamente).

Como fazer para marcar todos os possíveis locais? Simples, você deverá ir em um personagem que não tenha completado a determinada subárea, encontrar e marcar 6 pontos, resetar e voltar a buscar. Aqui outro exemplo de local para que vejam como fica após marcar uma certa quantidade de pontos:


Até então, os bancos de pontos de interesse não eram públicos ou de fácil acesso para todos, mas isto está mudando. O fansite Tibiamaps.io, por meio de sua postagem [Speedrunning Tibia Points of Interest, em inglês], publicou a primeira versão do mapa completo com as marcações dos pontos de interesse que ajudará aos que queiram fazer esta quest mais rapidamente.


Os créditos desta importante conquista vão à equipe do Tibiamaps.io por permitir unir as marcações obtidas de diferentes jogadores que contribuíram ao processo: Moeln, Itexo, Delaxin e Temestokles.


Para fazer o download da versão do mapa com os pontos de interesse, acesse esta página e busque pelo instalador com o nome: minimap with grid overlay and PoI markers.zip. O post acima mencionado também o guiará para como deve ser feita a instalação do mapa para que os PoI (Points of Interest) estejam visíveis como marcações.


Boa quest a todos!



2.497 visualizações0 comentário
bottom of page