top of page
  • Foto do escritorBrighid

Fiendish Creatures

Esta postagem tem objetivo de servir de guia a quem esteja buscando as criaturas diabólicas (ou oficialmente chamadas de Fiendish Creatures).


O que são?

R.: São criaturas que sofreram uma modificação em seus atributos (Pontos de Vida, Força, Defesa e imunidades) e comportamentos (Exemplo: Deer passa a perseguir e atacar o alvo). Enfrentar uma criatura fiendish significa saber que ela poderá causar um dano muito maior do esperado, principalmente em criaturas que já são muito fortes.


Qual vantagem em buscar uma criatura Fiendish?

R.: Coletar dusts pode ser uma tarefa demorada quando depender apenas de criaturas influenciadas (Que podem ser de nível 1 ao 5) já que estas são aleatórias e dão uma quantidade baixa de dusts por morte. O Fiendish torna-se uma opção rápida, cada um dá em média de 28-30 dusts para quem matá-lo (ou a party em questão com alguns critérios que serão explicados mais abaixo) e além disso possui em seus drops uma quantidade variável de slivers (desde 3 até 11).


Quantos fiendish podem existir ao mesmo tempo?

R.: Normalmente foi observado até 3 destas criaturas ao mesmo tempo em um servidor. Quando um fiendish é morto o tempo para a aparição de um novo é de 5 minutos, havendo 3 criaturas o contador de cada uma delas será independente e a depender da velocidade que encontrarem estas criaturas poderá haver momentos na qual não exista sequer um fiendish vivo no servidor.


Posso buscar fiendish em grupo? Como fica em relação ao Dust?

R.: Claro que sim, aliás, é o ideal. As dusts são replicadas para todos (Se atender os requisitos), apenas os slivers dropados pela criatura não serão replicados para todos, pois são fixos por criatura. Para que todos possam receber dusts deverá atender alguns requisitos muito simples:

  • Estar em uma party.

  • Devem estar em battle (Símbolo que impede de deslogar), se o battle sair, use magias ou faça algo para que volte a aparecer.

  • Devem estar próximos o suficiente ao Fiendish, esta é a questão, qual a distancia? Para solucionar isto, recomenda-se usar o party list (Parece um battle, porém dos integrantes da party) como guia. O que estiver junto ao fiendish observa os demais membros da party nesta party list, todos os que aparecerem as informações de Hitpoints e Manapoints e cumprirem o segundo requisito receberão as dusts. (Obs: A distancia é maior que isso, mas por via das dúvidas, esta é uma forma de garantir com segurança que todos receberão).


Como encontrar uma criatura fiendish?

R.: O Fiendish pode ser "exivado" (Magia chamada Find Fiend), a interpretação dos resultados desta magia é o fator principal que possibilitará encontrá-lo, colocarei aqui diversas dicas.

Ao utilizar a magia mencionada receberemos até 5 tipos de informações:

  • Distância.

  • Direção.

  • Altura (andar).

  • Categoria da criatura.

  • Proximidade (informação oculta e subjetiva).


DISTÂNCIA


É a primeira informação que aparece, ela pode ser very far, far ou mesmo não constar nenhuma destas duas. Neste último caso é quando a criatura está realmente bem próxima (dentro de um range de 100 sqms), exemplo: "To the north".


DIREÇÃO


Existem algumas possibilidades de resultado: North[N], South[S], East[E], West[O]. Além de suas combinações: North-West[NO], North-East[NE], South-West[SO], South-East[SE]. As siglas foram colocadas para relacionar à imagem abaixo.

Uma forma de lembrar fácil é: West = Esquerda, East = Direita. Com isto em mente facilita a muitos que não estão muito familiarizados com estas nomenclaturas, e permite montar as combinações.


ALTURA


Esta é uma informação que não aparece por padrão ao utilizar a magia, somente quando estiver realmente próximo é mostrada, ou não. (Quando já não aparecer mais "far"). Existem 2 possibilidades: Higher level (algum andar acima, seja 1 ou vários) e Lower level (Algum andar abaixo, seja 1 ou vários). Se você perceber que não há mais "far" na distância e não apareceu qualquer destas possibilidades (Higher/Lower) significa que a criatura está no mesmo andar que você.


CATEGORIA


Esta informação ajuda muito a diferenciar locais próximos com criaturas muito diferentes, mas obviamente há situações que infelizmente não fará diferença tal informação. Para que você tenha acesso a esta informação a criatura Fiendish deve estar completa em seu bestiário, caso contrário aparecerá apenas Unknown. As possibilidades de informações são iguais ao bestiário: Trivial, Easy, Medium, Hard, Challenging.


PROXIMIDADE


Esta informação não está na magia, mas diz muito também sobre a área que a criatura pode estar. Lembre-se que podem existir até 3 (ou mais?) Fiendish ao mesmo tempo, ao você usar a magia ela dará como resultados a criatura mais próxima de você.

Darei um exemplo para ilustrar uma situação possível (e até frequente): Um fiendish apareceu no local chamado The Spike no local para níveis 25-49 porém não há qualquer pessoa que possa acessar este local no momento, obviamente aos envolvidos restaria buscar outras criaturas fiendish que estão pelo mapa, porém este fiendish ficará talvez 1h prejudicando a localização de outros. 
The Spike fica no subterrâneo do mar entre Liberty bay e Thais, logo não seria adequado exivar continuamente uma nova criatura perto destes locais (A não ser que estejam realmente muito próximas a ponto de aparecerem antes). Para saber se há outras criaturas o ideal seria exivar em cantos e lados opostos do mapa (em relação a este exemplo, seria ideal em Issavi, Svargrond e Ankrahmun), caso exista alguma outra criatura estes passos possibilitariam identificá-la.

Identificar outros locais para exivar uma nova criatura exige criatividade e conhecimento do mapa, recomenda-se utilizar amplamente o site tibiamaps.io, este possui inclusive uma função Exiva que permite ajudar na identificação de parte dos passos antes mencionados.



DICAS PARA A BUSCA DE FIENDISH


[_1_] Ao receber na mensagem a distância very far, verifique sempre que possível a começar na cidade mais distante para chegar até a mais próxima, talvez seja a melhor forma de delimitar o local.

[_2_] Existem ilhas e locais que o very far já significa que não está no local, ilhas pequenas principalmente. Outros locais como Port Hope podem dar very far to east (direita) a criaturas em diferentes regiões de Tiquanda.

[_3_] Use hubs e teleports para checar rapidamente várias regiões sempre que possível, como o templo da Forgotten Knowledge Quest, cada portal está no subterrâneo de um local:

  • Teleport Preto (death): Abaixo de uma área perto de Orc Fortress.

  • Teleport Roxo (energy): Abaixo de Tiquanda (Floresta de Port Hope), mais precisamente entre as caves de tarantula sul.

  • Teleport Verde (earth): Outlaw camp (Área ao sul do deserto de Jakundaf próximo a Venore). Este teleport pode ser usado inclusive para chegar rapidamente a qualquer local de Plains of Havoc (POH), Jakundaf Desert, Outlaw Camp e Dark Cathedral.

  • Teleport Vermelho (fire): Zao, na região nordeste.

  • Teleport Azul (ice): Formorgar Mines (A mina próxima a Svargrond).

  • Teleport Amarelo (holy): Abaixo de Tiquanda (Floresta de Port Hope), mais precisamente ao sul de Banuta.

  • Teleport ao Last lore Keeper: Abaixo de Tiquanda (Floresta de Port Hope), mais precisamente próximo a Chor (Vila dos Lizards).

[_4_] Use e abuse de teleports alternativos (e até mesmo esquecidos) do jogo, aqui estão alguns exemplos:

  • Teleports na Knightwatch tower (aqui). É necessário ranks superiores em qualquer uma das 2 facções da Dreamer's Challenge Quest para acessar todos os teleports. Neste local há atalhos para diferentes cidades e outros locais interessantes como Mintwallin e Fibula. Para seu uso são necessários orichalcum pearls (80 gps cada).

  • Teleports da Explorer Society (Northport [Carlin norte], aqui ==> Port hope, aqui e vice-versa) e (Liberty Bay, aqui ==> Svargrond, aqui e vice-versa). Para possibilitar acessar todos estes teleports são necessárias algumas missões da Explorer Society Quest, para a rota Northport-Port Hope é necessário concluir até a missão da Spectral Stone/Astral Portals e para a rota Svargrond-Liberty Bay é necessário completar basicamente todas as missões antes mencionadas juntamente com as missões adicionais destas outras 2 cidades. Para seu uso são necessários orichalcum pearls (80 gps cada).

  • Gnomebase Hub (este local), aqui há teleports para diferentes cidades como Edron, Kazordoon, Darashia, Svargrond, Liberty Bay e Thais. Para seu uso são necessários teleport crystals (os azuis por 150 gps cada).

[_5_] Leve itens diversos necessários para acessar os mais diversos locais:

  • Scarab Coins (tumbas de Ankrahmun).

  • Orichalcum Pearls (para os teleports mencionados acima).

  • Teleport Crystals (cor azul, para os teleports mencionados acima).

  • Small Emeralds (ou qualquer outra pedra semelhante para acesso Feyrist).

  • Soils (por exemplo energy soils, para acessar demons de Yalahar e muros de fogo/energy também em yalahar onde se encontram infernalists e warlocks).

  • Scales of Corruption (para acesso à parte mais profunda do Castelo do Imperador em Zao - Lizard City).

  • Burial Shroud (acesso aos losts souls com entrada próxima a Banuta).

  • Scythe (acesso à Secret Library em isle of the kings).

  • White mushrooms (para facilitar a saída de Draconia, já que é trocado por um dragonfetish com o npc "And old Dragonlord").

  • Vial of blood + Vial of Oil + Holy Tible (Para acesso mais rápido ao local chamado "levers" da Pits of Inferno).

[_6_] Tenha sempre que possível teleports rápidos para sair de lugares mais afastados, principalmente quando errar o local de um exiva:

  • Boots of Homecoming (Sempre que o local possuir protection zone, este item possui um cooldown de aproximadamente 24h para ser utilizado novamente). Este item inclusive é útil para chegar rapidamente a Kharos (Ferumbras Citadel), caso suspeite que a criatura esteja lá.

  • Supreme Cube (Um teleport grátis a cada 2h, é excelente e não necessita protection zone, pode ser usado simplesmente se não possuir battle sign). Também útil se suspeitar que a criatura esteja em Quirefang (popular Gray island) já que é o local onde você aparece ao usar este item duas vezes seguidas. Cuidado, proteja o personagem antes de usar este item, no intervalo entre os 2 uses (para entrar na dimensão do cubo e outra para sair em quirefang) o personagem pode sofrer um dano alto, dependendo do seu nível pense em energy ring (rp) e utamo vita (mages).

  • Temple Teleport Scroll (somente em últimos casos, é obtido no sistema de recompensas diárias, como cada ciclo dura 7 dias este é o tempo que demora-se a obter um novo scroll destes). As regras de uso deste scroll são iguais ao supreme cube.

[_7_] Se você tiver dúvidas entre 2 possíveis locais, escolha checar sempre naquele de mais rápido acesso tanto para ir ou voltar, caso esteja errado será mais fácil contornar. (Exemplo, suspeito de uma criatura em Hellgate ou Subsolo proximo de ab, o correto seria checar o segundo e deixar hellgate por último, já que ir e voltar deste local costuma demorar um bom tempo).


[_8_] Após ler muitas das dicas talvez deves pensar: "necessito de acessos", e é a realidade, a busca por Fiendish requer muitos acessos pelo jogo, fazer todos eles o quanto antes é o ideal.


[_9_] Saber identificar uma criatura em um local inacessível ajuda a não perder tempo, aqui estão alguns locais que podem ser inacessíveis temporariamente, a depender de evento, world change ou quest:

  • Robson's Isle, aqui. Caso a world change Awash não esteja ativa.

  • Chyllfroest, aqui. Caso não seja entre os dias do mês de abril.

  • The Spike, aqui. Caso a criatura esteja no local de faixa de level que não seja compatível com a de seu personagem.

  • Salas de acesso da quest Shadows of Yalahar, acessíveis apenas durante este momento. Principalmente aqui.

  • Dark Grounds (Roshamuul Mountains), aqui. Caso o local esteja fechado.

  • Mawhawk's Lair (Roshamuul), aqui. Caso o local esteja fechado.

  • Zzaion (popularmente chamado apenas de "Zullazza"), aqui. Caso não esteja ocorrendo a raid do local.

  • Demon Helmet Quest, aqui em diante. O local não é inacessível, mas precisa de ajuda de 2 pessoas para garantir o acesso ao local, torna-se difícil e muitas vezes inacessível.

  • Diversos locais inacessíveis com criaturas dispersas das mais variadas formas. Muitas delas isoladas em pequenas salas que não possuem ou pelo menos não deveriam possuir acesso a qualquer momento. Imagem de exemplo abaixo:


[_10_] Nem sempre as áreas do mapa estão próximas ao teleport que levou para aquele local, na realidade a regra parece ser justamente o contrário. Aqui estão alguns exemplos notórios de exiva e possíveis sugestões de check:

  • Apareceu very far to the south (de Thais) e very far to the north (de Liberty Bay), pense em checar a The Spike, acessível por Kazordoon.

  • Apareceu very far to the west (de Thais ou região), pense no Netherworld (Flimsy e outros lost souls) acessível pelo deserto de Jakundaf.

  • Apareceu very far to the west (do barco de Svargrond), pense em Sea Serpents acessíveis pelo barco sul no porto de Svargrond.

  • Apareceu far (ou very far) to the east (do deserto de Ankrahmun) e very far to the south (ou south-east) do acampamento em Roshamuul, pense em algum dos selos da Ferumbras' Ascendant [Pumin, Tafariel, Infernatil e Bazir].

  • Apareceu lower level to the east (ou qualquer direção) na parte sul-sudeste de Roshamuul, pense na Buried Cathedral.

  • Apareceu very far to the North (de Edron ou tapete de Zao), pense logicamente que está ao norte de Zao e possivelmente na Lizard City (Razachai).

  • Apareceu very far to the east (de Thais) e very far to the west (de Venore), pense que está em plains of havoc, ou mesmo na pits of inferno a depender da dificuldade da criatura.


[_11_] Por último, mas o mais importante: Tenha o mapa sempre atualizado e completo, de preferencias com marcações, o local adequado para conseguir seu mapa completo é no fansite tibiamaps.io.



Atenção, a medida que novas dicas sejam descobertas/divulgadas será atualizado esta postagem.


Abaixo algumas fotos durante buscas de fiendish para elaboração desta postagem.


726 visualizações0 comentário
bottom of page